terça-feira, 16 de outubro de 2012

Com vocês a Sinfônica Ambulante!

Uma coisa é certa: a apresentação de um grupo musical ao vivo em um casamento faz toda a diferença. Agora, imaginem se o grupo em questão toca estilos variados que agrada desde bebês até idosos, passando por casados, solteiros ou qualquer um que esteja na festa. Não tem como não gostar!

                          
  
Conheci a Sinfônica Ambulante num domingo de Sol no Campo de São Bento (aqui em Niterói) e acabei me apaixonando por eles. Foi então que entramos em contato e descobri que, além de se apresentarem em praças e parques eles tocam em diversos tipos de eventos, incluindo casamentos.


                    
 
 
Conversei com dois integrantes da banda: Edison Matos e Juliana Stott. Eles me explicaram como surgiu a ideia de formar o grupo a partir de uma reunião de amigos, a emoção de tocar em casamentos e várias outras histórias legais. Confiram a entrevista!!!
 
*Quando e como a banda foi fundada?

Consideramos março de 2011como a data de fundação.  A Sinfônica Ambulante é fruto da união de alguns amigos músicos que já tocavam juntos. Alguns integrantes e eu já tínhamos uma banda e depois de meses com muita troca de ideias um novo projeto foi amadurecendo. Apenas com instrumentos de sopro e percussão formando um “bloco”, num estilo chamado de fanfarra ou “brass bands”, que nada mais é do que uma “orquestra de rua” que serve pra tocar em qualquer evento festivo!
 
*São quantos integrantes?

Temos hoje no grupo um total de 20 integrantes no núcleo fixo da Sinfônica Ambulante, que tocam vários tipos de instrumentos: flautas, saxofones, trompetes, trombones, caixas, surdos, alfaia e derbake.
 
                          
 
*Como definem o estilo de vocês?
 
A Sinfônica Ambulante tem o esse "Ambulante" no nome justamente pra sermos livres! Como usamos só  instrumentos acústicos (sopros e percussão), podemos tocar em qualquer lugar que seja, não dependendo de amplificadores, microfones, nem fios e tomadas. Logo, somos todos portáteis, livres, AMBULANTES. E é assim também que (in)definimos o nosso estilo. A proposta da banda já é inovadora por si só, tocando sempre de uma forma muito descontraída

*Como surgiu a ideia de tocar em casamentos?
A partir das nossas primeiras aparições em público ainda em 2011, surgiam sempre convites e propostas para os mais variados lugares! Depois do carnaval 2012, onde o trabalho começou a ser mais visto e divulgado, começaram as primeiras propostas de shows em casamentos! De lá pra cá, já fizemos diversos shows animando casamentos no Rio e Niterói.

                         
 

*Como é se apresentar neste tipo de evento? Existe alguma diferença para apresentações "comuns"?
Com certeza é diferente. Trata-se, não só de uma festa alegre, mas da união de duas pessoas que prometeram se amar até o último dia de vida. Saber que a nossa banda está presente em uma comemoração tão importante para as duas famílias - da noiva e do noivo - é muito especial para todos nós.

*Qual o momento mais emocionate ou curioso que vocês já passaram em um casamento?

Os casamentos sempre nos oferecem momentos emocionantes e o público é sempre muito animado e receptivo. Um dos grandes momentos que passamos em um casamento foi quando tocamos ''Máscara Negra'', que é uma música de carnaval, e que acabou virando uma valsa para os noivos e animou de maneira inusitada todos os convidados da festa.
A gente acredita que cada festa, cada casal e cada público tem uma energia diferente. 
 
 
                         
 

*Vocês tem um repertório bem variado. Normalmente os noivos tem preferência por algum estilo?
Já tivemos um casal que preferiu só marchinhas de carnaval, outros preferem  nosso repertório tradicional que inclui desde sambas consagrados ao bom e velho rock and roll! Mas uma coisa é certa: a animação dos músicos e dos convidados é do início ao fim!
 
*** Pra quem ainda não teve o prazer de conhecer o trabalho da Sinfônica Ambulante aqui vai um "aperitivo":
 
                                         
 
*** Quer conhecer a Sinfônica Ambulante pessoalmente?
 
Ensaios abertos ao público todo domingo às 16h na Pracinha do Cinema Icaraí ou no primeiro domingo de cada mês às 11h no Campo de São Bento (ambos em Niterói/RJ).
 
*** Contatos:
 
Edison Matos: (21) 99234531
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 




2 comentários:

  1. Eles são maravilhosos mesmo! Sempre me diverto bastante com eles! Otimo Post Fernanda! Um casamento animado assim vale muuuuuuuuuuito a pena!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!Estou doida pra ir num casamento com a apresentação deles! :)

    ResponderExcluir